Visita técnica a projetos de municipalização
-
Ascom Câm SLO - Comitiva lourenciana vai conhecer projeto de municipalização no abastecimento de água em municípios vizinhos.
Comitiva lourenciana vai a municípios vizinhos para conhecer os trâmites e projetos que visam a municipalização do abastecimento de água e tratamento de esgoto
Dois dos serviços essenciais para o funcionamento de uma cidade são alvo de constantes reclamações em São Lourenço do Oeste. Trata-se do abastecimento de água e do saneamento básico. A fim de conhecer alternativas de mudanças, uma comitiva foi a municípios vizinhos para saber como os problemas são tratados.
A comitiva foi composta por membros do Conselho Municipal de Saneamento e de vereadores. Na terça-feira (21), eles visitaram os municípios de São José do Cedro e de São Miguel do Oeste.
De acordo com o Vereador Silvian Requiel Hentz - Partido dos Trabalhadores (PT), o município de São Miguel do Oeste vive um problema similar ao encarado pelos lourencianos. O abastecimento de água potável tem deixado a desejar. Além disso, os investimentos previstos pela Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) não são cumpridos conforme contrato.
Ambas as situações foram relatadas por representantes do Governo Municipal da cidade à comitiva lourenciana. Na oportunidade, também foram apresentadas as ações em andamento no município, com intuito de municipalizar os serviços.
Em São José do Cedro, o processo de municipalização do abastecimento de água já foi consumado. A migração de responsabilidade aconteceu há alguns anos.
Conforme relatado por representantes do Governo Municipal, muitos dos problemas de abastecimento de água foram superados. Hentz relata que o município tem feito a gestão das águas e o resultado tem sido acima do esperado. "É um projeto que vem dando certo", avalia.
Para Hentz, estudar os projetos que estão em curso nos municípios vizinho é uma boa alternativa à comitiva. "Precisamos nos preocupar com essa situação pois quem arca com as consequências de um trabalho que vem sendo mal prestado pela CASAN é a comunidade. Essa visita nos trouxe muitas informações de quem sabe buscarmos alternativas para acabar com o problema da falta de água em nossa cidade", diz.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News:
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CD4QrJ1W1Dh2l37x3N2dcM
A matéria na integra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional
Deixe um comentário